Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Eremanthus polycephalus (DC.) MacLeish VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 26-04-2012

Criterio: D2

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre apenas no Estado de Minas Gerais. Foram identificadas menos de cinco situações de ameaça que consideram a agricultura e aocupação desordenada ameaças diretas, podendo resultar na redução considerável das subpopulações existentes, o que levaria a espécie a uma categoriade maior risco em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Eremanthus polycephalus (DC.) MacLeish;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Vanillosmopsis polycephala ;
  • > Vanillosmopsis saligna ;
  • > Albertinia polycephala ;
  • > Albertinia saligna ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Facilmente reconhecidapor suas folhas lanceoladas, capítulos conados ¼ a ½ de comprimento e um florete por capítulo(Loeuille, 2011). Eremanthus polycephalus é bastante próximade E. erythropappus e é simpátrica com esta na porção norte de sua distribuição.Excepcionalmente, no subg. Vanillosmopsis, ambos os táxons exibem concrescência dostecidos da filaria e receptáculo. Entretanto, E. polycephalus é facilmentedistinta por possuir um único florete por cabeça (vs. 3-4) e parcial fusão dascabeças (vs. quase fusão total). Esta espécie, por causa de único florete por cabeçae várias outras características associadas com o complexo Vanillosmopsis,superficialmente se assemelha a E. unijlorus e E. brasiliensis, táxons restritosa Goiás e proximidades da Bahia e a qual são distintas por sua falta da fusãodos tecidos nos glomérulos. Possuinome local de "candeia" (MacLeish, 1987).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Ocorre no Estado de Minas Gerais (Loeuille, 2012).

Ecologia

Arbusto ouárvore de 3,5 m de altura, ramos escamado marrom acinzentado. Folhas membranáceasa subcoriáceas, sésseis ou pecioladas. Inflorescência glomerulescente em cimacomposta de 100 ou mais glomérulos. Floretes um por cabeça, corola púrpura (MacLeish,1987). Distribuída ao longo da Serra do Espinhaço, a qual ocorre de norte a sul do centro de Minas Gerais (MacLeish, 1987). Ocorre em cerrado, campo rupestre (Loeuille, 2011) e floresta estacional semidecidual (Santos et al., 2011). Floração efrutificação: junho a novembro (MacLeish, 1987).

Ameaças

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes O empregosecular dos Campos Rupestres da Cadeia da Espinhaço como pastagens naturais comprometem a sobrevivência de muitas espécies (Versieux etal., 2008).

1.3.1 Mining
Severidade high
Detalhes A mineração compromete a sobrevivência de muitas espécies na região da Cadeia do Espinhaço (Versieux et al., 2008).

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes As queimadas e o consequente desmatamento das matas de galeria comprometem a sobrevivência de muitas espécies na região da Cadeia do Espinhaço (Versieux et al., 2008).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- LOEUILLE, B. Eremanthus in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB027054>. Acesso em: 29/02/2012.

- MACLEISH, N.F.F. Revision of Eremanthus (Compositae: Vernonieae). Annals of the Missouri Botanical Garden, v. 74, n. 2, p. 265-290, 1987.

- LOEUILLE, B.F.P. Towards a phylogenetic classification of Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae). Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

- SANTOS, M.F.; SERAFIM, H.; SANO, P.T. Fisionomia e composição da vegetação fl orestal na Serra do Cipó, MG, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 25, n. 4, p. 793-814, 2011.

- VERSIEUX, L.M.; WENDT, T.; LOUZADA, R.B.; WANDERLEY, M.D.G.L. Bromeliaceae da Cadeia do Espinhaço. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 126-138, 2008.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997, Belo Horizonte, MG, 1997.

Como citar

CNCFlora. Eremanthus polycephalus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Eremanthus polycephalus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 26/04/2012 - 18:40:37